Exit

25 de julho de 2016

Livro sobre Folias de Reis será lançado na Festa Literária de Rio Novo

A autora Neide Marinho realiza no domingo (14/08), às 12h no Espaço do Autor, o lançamento do livro “Folias de Reis: múltiplos territórios’’.

Por meio das simbologias constituintes das Folias de Reis, Neide investiga as ressignificações e as readaptações, elaboradas no seio das comunidades que produzem e reproduzem as festas. Procura, principalmente, compreender de que forma tal ritual popular dialoga com os meios massivos. Para tal, pesquisa os aspectos comunicacionais dos rituais, observando que suas “mitologias” sobrevivem por meio (e apesar) da sociedade industrial e digital. Ao investigar de que maneira o ritual das Folias de Reis dialoga com a comunicação de massa, aponta que, em culturas mestiças, flexíveis e móbeis, o popular e o massivo, o oral e o escrito, o aberto e o fechado, o centro e a periferia dialogam em tensão, incorporando elementos alheios e rompendo com oposições. Portanto, o diálogo entre o popular e o massivo, questão de suma importância em nossa cultura, é constantemente reelaborado a partir da incorporação do alheio, formando novos textos em rede e mosaico.

 À figura do Palhaço é dedicado um capítulo, por ser personagem importante da Folia e por suas máscaras que, carregadas de representatividade, disfarçam, amedrontam e escondem, permitindo ao homem apresentar a sua condição de “ser e não ser”. Nessas máscaras estão presentes o lendário, o sagrado e o profano em estampas do grotesco que se apropriam de um barroco traduzido em exuberantes fantasias, desenhando o território do mestiço. Assim encontramos os mascaramentos atuais que, numa apropriação simbólica, mostram as experiências cotidianas que deixam “marcas”, ou “máscaras sociais”, criando possibilidades de camuflagem.

 Neide Marinho, nascida em Juiz de Fora/MG, é professora do Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS da Universidade Federal Fluminense – UFF, foi professora da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e mestrado em Arte pela Universidade de Brasília – UnB.

Close
Go top