Exit

27 de julho de 2017

Literatura, ficção e horror são temas de bate-papo entre Oscar Nestarez e jovens

O escritor Oscar Nestarez​ é um “explorador das diferentes formas de transgredir a realidade percebida”, o que, de acordo com o teórico espanhol Davi Roas, define o gênero fantástico. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC – SP​, é um estudioso da obra de Edgar Allan Poe​ e H. P. Lovecraft​. O autor é presença confirmada na Festa Literária de Minas Gerais – Edição Carlos Drummond de Andrade, onde conversará com jovens sobre este gênero literário, em especial sobre sua mais recente obra: Horror Adentro.

Além de autor de contos selecionados em antologias, Nestarez publicou ainda os livros “Poe e Lovecraft: um Ensaio Sobre o Medo na Literatura” em 2013, e “Sexorcista e Outros Relatos Insólitos” no ano seguinte, intensificando suas aventuras na noite escura do fantástico.

Horror Adentro é uma obra que revela situações na fronteira entre a razão e a insanidade, nos interstícios entre a morte e a vida, no suspense da sublimidade e fugacidade das coisas. Trabalhados ora sob o aspecto sublime, ora grotesco, seus treze contos têm como eixo central as obscuridades da mente e as relações ocultas entre indivíduos, objetos e situações. Confira os horários de apresentação do autor:

Dia 18 de agosto – Sexta-feira

9h – Espaço do Autor: Lançamento do livro “Horror Adentro”.

9h45 – Centro Cultural Prof ª. Maria Pinto: “Literatura, ficção e horror”.

13h – Casa de Leitura Cavaleiros da Cultura: Bate-papo com o escritor.

Sobre o autor

Oscar Nestarez é escritor e pesquisador da ficção literária de horror — possui Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Publicou “Poe e Lovecraft: um ensaio sobre o medo na literatura” (ed. Livrus, 2013), e as antologias “Sexorcista e outros relatos insólitos“ (ed. Livrus, 2014) e “Horror adentro” (ed. Kazuá, 2016). É também colaborador da Revista Galileu, para a qual escreve sobre ficção de horror, e apresentador do programa “Criador de Mundos”, da Rádio Geek, em que se ocupa do mesmo tema.
Entre os prêmios literários conquistados, estão: Miró de Literatura (2014), Águas do Tijuco (2015), Paralelos de Literatura Fantástica (2015) e Prêmio Tatu de Contos e Crônicas (2016).
Close
Go top