Exit

12 de julho de 2016

Jornalista seis vezes vencedor do prêmio Esso promove lançamento na III Festa Literária

Repórter de “O Globo” contará detalhes sobre sua mais recente obra: “Os porões da contravenção”

*Foto por Gustavo Stephan

O jornalista Chico Otávio desembarca em Rio Novo, para a III Festa Literária, onde faz o lançamento do livro “Os Porões da Contravenção – Jogo do Bicho e Ditadura Militar: A História da Aliança que Profissionalizou o Crime Organizado” escrito em parceria com o também jornalista Aloy Jupiara. O bate papo acontece no dia 13 de agosto, às 15h, na Tenda Guimarães Rosa.

Nas livrarias desde novembro do ano passado, o livro, em sua quarta edição, gera muitas discussões sobre as participações de Bicheiros no mundo das escolas de samba. A obra aborda a relação de figuras importantes do carnaval carioca com a ditadura militar, o crime organizado e o trabalho nas agremiações e na Liga das Escolas de Samba do Rio.

91X-iD-To8L.SL720

Perfil

Carioca, nascido em 1962, o jornalista Chico Otávio (Francisco Otávio Archila da Costa) trabalha desde de 1997 na redação do jornal O Globo, onde já conquistou meia-dúzia de Prêmios Esso, a maior e mais importante premiação do jornalismo brasileiro. Repórter da Editoria País, ele foi chamado para o jornal quando este buscava formar no Rio de Janeiro uma equipe para cobrir política nacional. Até então, a cobertura da área ficava restrita, sobretudo, aos profissionais que atuavam na sucursal de Brasília.

Desde então, Chico produziu reportagens especiais sobre a história da ditadura militar; outras que comprovam corrupção em instituições como a Legião da Boa Vontade; a má-fé de juízes que julgam de acordo com interesses particulares; o ciclo da madeira na Amazônia, são apenas alguns exemplos entre os temas de grandes reportagens que já realizou, com ampla repercussão na sociedade.

É um dos criadores e foi vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Além da série de Prêmios Esso, ganhou muitos outros (alguns deles são: VI Edição do Prêmio AMB de Jornalismo, Prêmio Previdência Social de Jornalismo 1998, Prêmio Cláudio Abramo de Jornalismo 2000, Prêmio Abrelpe de Reportagem 2002, Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2001).

Close
Go top