Exit

7 de agosto de 2018

Historiador rionovense promove lançamento na FliMinas

O historiador rionovense Luiz Mário Ferreira Costa, traz para a FliMinas – Edição Fernando Sabino, uma de suas obras recentemente publicadas: “Os Intelectuais Heróis: uma história transnacional luso-brasileira”. Publicada pela Editora CRV, a obra reconstrói as trajetórias biográficas, intelectuais e políticas dos portugueses Alfredo Pimenta e Rolão Preto – Monarquista e Integralista Lusitano, respectivamente – e dos brasileiros Plínio Salgado e Gustavo Barroso – lideranças da Ação Integralista Brasileira – e as relações transnacionais entre o pensamento destes intelectuais, que convergem para a construção do imaginário do intelectual-herói. O lançamento será no Espaço do Autor, na quinta-feira, dia 6 de setembro, às 20 horas.

Luiz Mario_16x23cm_2

Este é ponto chave desenvolvido pelo pesquisador, fundamental para refletir acerca das construções míticas do pensamento de Direita(s) em Portugal e no Brasil, os quais, de certa maneira, não só influenciaram os movimentos de Direita(s) e os governos ditatoriais que se instalaram em ambos os países no século XX como subjazem os pensamentos e movimentos que “renascem” na aurora do século XXI.

Investigador de Pós Doutoramento pela USP – Bolsista da FAPESP. Professor de História com Mestrado (2009) e Doutorado (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi bolsista da CAPES e pesquisador estagiário no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre o Integralismo – GEINT (UFF/ CNPq) e da rede de investigação Direitas, História e Memoria (UEM/ CNPq). Desenvolve pesquisas com publicações na área de História Contemporânea nas seguintes temáticas: maçonaria, autoritarismo, intelectuais, mitologias políticas e história transnacional Brasil-Portugal. Autor do livro A Antimaçonaria desvendada: Conspirações, pactos satânicos e comunismo (2016).

Close
Go top