Exit

2 de outubro de 2018

FliMinas reúne 25 mil pessoas em celebração a Fernando Sabino

A FliMinas – Festa Literária de Minas Gerais, que neste ano homenageou o escritor e jornalista Fernando Sabino, reuniu cerca de 25 mil pessoas durante cinco dias de evento em Rio Novo. A Festa, organizada pela Associação Cavaleiros da Cultura (ACC), contou com mais de 150 atrações distribuídas em uma intensa programação cultural de 5 a 9 de setembro, transformando a cidade em destino de turistas durante o feriado da Independência.

Diversas autoridades da região entre prefeitos, vereadores, deputados, secretários municipais e de estado conferiram de perto o evento, assim como os irmãos Pedro e Bernardo Sabino, representando a família do homenageado.

Carlos Oscar Niemeyer e os irmão Pedro e Bernardo Sabino.

Carlos Oscar Niemeyer e os irmão Pedro e Bernardo Sabino.

Com número recorde de participação de escolas, a FliMinas distribuiu, em parceria com a Paulus Editora, por meio do Programa Direito e Cidadania, 24 mil livros a 4.800 alunos da rede pública de ensino de 28 cidades como Juiz de Fora, Barbacena, São João Nepomuceno, Piranga, Leopoldina e outras. Nesta edição, a Associação Cavaleiros da Cultura contou com o patrocínio também de empresas como a Pedreira Santo Cristo, Instituto Unir Saúde, Energisa, Sicoob Credimata, Gráfica Santa Rita e outras, incluindo o comércio local.

Momento esperado e de grande emoção a todos, a comemoração dos dez anos de atividades da ACC juntamente à entrega simbólica do livro 1 milhão que contou com a participação dos Cavaleiros da Cultura, chegando a cavalo na Tenda Fernando Sabino numa parceria com o Haras Maripá, e da senhora conhecida como Tia Cida, que passou a ler após ganhar um dos kits distribuídos pelos cavaleiros e se sentir motivada a estudar. No palco, após receber das mãos do Presidente da ACC Carlos Oscar Niemeyer novos livros, Tia Cida ainda pôde ler o trecho de uma das histórias, emocionando e surpreendendo o público.

Momento em que os Cavaleiros da Cultura celebram a entrega do 'livro um milhão' à Tia Cida.

Momento em que os Cavaleiros da Cultura celebram a entrega do ‘livro um milhão’ à Tia Cida.

Uma das maiores novidades deste ano, os encontros com autores nos históricos casarões da Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges reforçaram o maior envolvimento da população rionovense com a FliMinas e proporcionaram ao público um momento mais intimista com as atrações. Sucesso também, o Palco Aberto Encontro Marcado reuniu músicos e artistas locais animando as tardes na Praça Governador Benedito Valadares.

Para Carlos Oscar, a ideia é não só ampliar a Festa mas, sim, apresentar cada vez mais um amplo leque de atrações culturais. “Queremos espalhar o público na cidade. Neste ano, a ideia dos solares e do palco aberto foi justamente para receber autores, artistas e músicos que muitas vezes não encontram espaço em outros eventos. Além disso, a Festa contribui com a cultura, principalmente, mas influencia de maneira absolutamente positiva no comércio da cidade, na valorização do que é de Rio Novo e na questão socioeducacional, que é o que temos feito há dez anos por meio do trabalho com a Associação. Nosso objetivo é plantar sementes e com esse resultado da Festa, temos certeza de que estamos fazendo a diferença”, conclui.

Close
Go top