Exit

2 de agosto de 2017

FliMinas recebe dupla de violeiros Ramon & Rozado

A Festa Literária de Minas Gerais recebe na sexta-feira, 18, às 20h30, na Tenda Drummond a dupla Ramon & Rozado que, desde 2007, apresentam um trabalho que resgata e mantém viva a sonoridade da autêntica expressão musical sertaneja, a verdadeira música de raiz.

Rozado iniciou na música aos 11 anos. Fez parte dos grupos “Comitiva” e “Triagem” nos anos 90, cantando repertório de MPB e música regional em Viçosa e região. Em 1997 estreou o programa “Cheiro de Relva”, dedicado à música caipira, na Rádio Universitária FM, emissora vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ramon herdou de seu pai o dom e o gosto musical.  Aos 6 anos começou a tocar violão, demonstrando grande facilidade no aprendizado. Sua primeira apresentação foi na sua formatura do pré-primário em uma homenagem para as avós. Aos 11 anos participou ao lado de seu pai do show “Violas & Canções”, sua primeira apresentação para grande público. Aos 16 anos começou a tocar viola, e já no ano seguinte ganhou seu primeiro prêmio em festivais, ao lado da sambista Aline Calixto no Festival da Canção de Viçosa. Em 2011 foi contemplado com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola na categoria violeiro revelação.

Em 2007 filho e pai se juntaram para formar a dupla. No mesmo ano receberam os prêmios de 1º lugar e melhor violeiro no Festival de Piacatuba, em Leopoldina-MG. Daí pra frente, o trabalho da dupla cresceu e rodou o estado, levando ao público um seleto repertório regional e raiz que passeia pela MPB e já rendeu o primeiro CD, intitulado “Herança”, que contou com as participações de “Paulinho Pedra Azul”, “Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda)” e “Celia e Celma” e a apresentação de “Saulo Laranjeira”. Em 2013, a dupla foi novamente contemplada com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, desta vez na categoria melhor dupla.

Close
Go top