Exit

1 de março de 2018

FliMinas homenageia Fernando Sabino em 2018

A Festa Literária de Minas Gerais (FliMinas), edição 2018, terá como homenageado Fernando Sabino. A escolha foi definida pela Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) após reunião com a equipe organizadora do evento e contato com a família do autor.

Além de um dos mais importantes escritores mineiros do século XX, Fernando Sabido foi contista, jornalista, cineasta, esportista. Lançou seu primeiro livro “Os grilos não cantam mais” ainda jovem. Formou com Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos um grupo literário que discutia literatura e fazia passeios boêmios pelas noites de Belo Horizonte, sua cidade natal, que inspirou a considerada obra mais famosa “O Encontro Marcado”, publicada em 1956. Além desta, “O Grande Mentecapto” (1979), também é alvo de estudos. A história de Geraldo Viramundo, considerado um “Dom Quixote à mineira”, lhe rendeu um Prêmio Jabuti.

Sabino nos deixou um vasto e rico acervo literário, carregado de traços do modernismo, atribuído principalmente à convivência com Mário de Andrade, com quem teve grande amizade. Traz a marca de um humor refinado imbricado de reflexões existenciais profundas.

Fernando Sabino faleceu no Rio de Janeiro, em 2004. Para seu epitáfio, o autor deixou a seguinte frase: “Aqui jaz Fernando Sabino, nasceu homem, morreu menino.

A quinta edição da FliMinas acontece entre os dias 5 e 9 de setembro, na cidade de Rio Novo – MG.

Foto: Acervo/ Jornal O Globo.

Close
Go top