Exit

2 de agosto de 2017

FliMinas exibe documentário “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex

A jornalista Daniela Arbex vai exibir o documentário “Holocausto Brasileiro” e falar sobre o best-seller no Centro Cultural Profª. Maria Pinto, no sábado (19/08), às 11h. “Holocausto Brasileiro”, publicado pela Geração Editorial, premiado como melhor livro-reportagem pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor no Jabuti (2014), conta histórias de pessoas e famílias que viveram em um verdadeiro campo de concentração travestido de hospital psiquiátrico. O livro, em sua 19ª edição, alcança a marca de 300 mil exemplares vendidos.

Já o documentário, lançado em 2016 e produzido numa parceria entre HBO e Vagalume Filmes, é um retrato aprofundado e contundente dos eventos narrado no livro. Mais de 60 mil pessoas morreram ao passar pelo Hospital Colônia de Barbacena. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental e viviam em situações completamente degradantes.

Capa do livro publicado em 2013

Capa do livro publicado em 2013. Imagem: Reprodução.

Daniela Arbex é uma das jornalistas do Brasil mais premiadas de sua geração. Repórter especial do jornal Tribuna de Minas há 18 anos, tem no currículo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso, o mais recente recebido em 2012 com a série “Holocausto brasileiro”, dois prêmios Vladimir Herzog (menção honrosa), o Knight International Journalism Award, entregue nos Estados Unidos (2010), e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina e Caribe (Transparência Internacional e Instituto Prensa y Sociedad), recebido por ela em 2009, quando foi a vencedora, e 2012 (menção honrosa). Em 2002, ela foi premiada na Europa com o Natali Prize (menção honrosa).

Como forma de beneficiar o Lar do Caminho, instituição filantrópica de Juiz de Fora, a jornalista pede a doação pelo público de 1 kg de arroz.

Foto: Felipe Couri / Tribuna de Minas / Reprodução.

Close
Go top