Exit

26 de junho de 2018

Associação Cavaleiros da Cultura inaugura nova sede com compromisso de reforçar ações em Rio Novo

A Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) avançou, no último dia 23 de junho, a uma nova e importante etapa de sua trajetória. Foi reinaugurada a Casa de Leitura, sede da instituição, agora em um novo espaço e que abriga além do acervo da ACC, a Biblioteca Municipal Professor Antônio Resende.

Com duas bibliotecas, salas de contação de histórias, oficinas e uma vista panorâmica da Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges, palco de todas as edições da FliMinas – Festa Literária de Minas Gerais, a Casa de Leitura a partir de agora ampliará as atividades e seu compromisso cultural com a comunidade rionovense.

Em discurso, o Presidente da ACC, Carlos Oscar Niemeyer Magalhães ressaltou a importância desta nova fase para a associação e o compromisso dos Cavaleiros em levar cultura por onde passarem. “Teremos muito trabalho e desafios pela frente, e a oportunidade de seguir promovendo estas ações que há 10 anos acendem o olhar da cidade para a leitura, cultura e que levam o nome de Rio Novo e Zona da Mata para todo o país. Somos agora também os guardiões da Biblioteca Municipal e, para nós, isso é motivo de orgulho e reconhecimento da nossa jornada”, destacou Carlos Oscar.

Celebrando uma década de existência a Associação Cavaleiros da Cultura, instituição declarada de utilidade pública estadual e municipal, percorreu mais de 10 mil quilômetros, capacitou mais de 300 educadores, promove em 2018 a quinta edição da FliMinas, que já reuniu mais de 400 atrações ofertadas ao público de forma 100% gratuita e chega, também neste ano, à marca de um milhão de livros doados por todo Brasil.

Destaque nacional e internacional, o projeto da Festa Literária figura entre os finalistas do Prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró Livro, sendo classificado como uma das dez melhores ações brasileiras de fomento à leitura, na categoria “ONG’s”. Além disso, foi reconhecido também pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais como um dos mais bem-sucedidos e destacados eventos literários da atualidade, em carta entregue em mãos ao presidente da ACC pelo Secretário de Cultura Angelo Oswaldo.

Prefeito de Rio Novo, Ormeu Rabello Filho, também participou do evento e ressaltou a importância da Associação Cavaleiros da Cultura para a cidade bem como do convênio firmado para a cessão do espaço, após votação e aprovação no plenário da Câmara Municipal.

A cerimônia de reinauguração contou também com a exposição “Amigos da Lira Guaraniense”, de Ciceia Almeida. Na mostra, Ciceia convidou músicos que surgiram com a Lira, fundada em 1956, e captou mais uma memória de Guarani, trabalho que tem desenvolvido pela cidade. Em paralelo à exposição, as contadoras de histórias Vanda Ferreira e Hannah Blue, prenderam a atenção da criançada com contos e fantasias.

Vivendo na Inglaterra desde 2001, Nara Vidal trouxe o romance “Sorte” (Editora Moinhos) para ser lançado na Casa de Leitura. Na história, Nara apresenta o drama de quatro personagens, com os quais a sorte é trabalhada como destino. A inauguração ainda contou com a apresentação do sarau “Chá com Poesia”, promovido pela Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (LEIA-JF).

Na foto o produtor executivo da FliMinas, André Colombo, o Presidente da ACC, Carlos Oscar Niemeyer, a autora Nara Vidal e Margareth Marinho, coordenadora literária da FliMinas.

Na foto o produtor executivo da FliMinas, André Colombo, o Presidente da ACC, Carlos Oscar Niemeyer, a autora Nara Vidal e Margareth Marinho, coordenadora literária da FliMinas.

Escola de Escritores

Um dos projetos que marcam a reinauguração do espaço é o “Escola de Escritores”. Sob a tutela de Margareth Marinho, autora premiada e coordenadora literária da Casa e da FliMinas, os objetivos do projeto são promover o conhecimento de livros e autores, além de incentivar o gosto pela leitura e escrita, por meio de oficinas de criação. Em cada sessão os alunos participantes terão atividades diferentes para serem desenvolvidas individual ou coletivamente. As sessões vão ocorrer semanalmente, sempre com atividades intercaladas, como debates, campeonatos, gincanas culturais e recreativas. As dinâmicas incluem ainda música e teatro.

Podem participar crianças e adolescentes, na faixa de sete a 12 anos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na Casa de Leitura (Pç. Pref. Ronaldo Dutra Borges, nº 73, Centro – Rio Novo/ MG).

Close
Go top